Convidamos vocês para um agradável passeio pelos campos de lavandas e girassóis em Provença, na França. Essa região, situada no sul do país, é uma das mais belas existentes no mundo, com suas cidadelas, castelos e belíssimas plantações de lavanda, oliveiras e girassóis.
Em geral as cidades da Provença são vilarejos medievais com casas feitas de pedras. Algumas estradinhas quase não cabem o carro de tão pequenas. E esse mesmo cenário encantador serviu de inspiração para algumas obras de Van Gogh.
Maio começa a época de colheita de jasmins,
rosas e lavandas. São de lá as belíssimas paisagens das plantações de
lavanda, que desde a idade média é a matéria-prima da perfumaria tão famosa
desse país.
O
tipo de lavanda cultivado na maior parte das plantações é o híbrido lavandin (Lavandula hybrida), resultado da polinização feita entre a lavanda dita
verdadeira (Lavandula angustifolia), encontrada à partir de 800m
de altitude, e a lavanda selvagem, que floresce entre 200 e 800m de altitude,
por produzir uma quantidade maior de óleo essencial que a lavanda verdadeira,
sendo que o óleo extraído desta última é mais fino. Esse óleo de lavanda e de
lavandin é usado na indústria de perfumaria e também aproveitado por suas
propriedades medicinais.
Os Girassóis geralmente crescem até 2 metros de altura e as flores começam a brotar do final de Junho até o final de Julho, a colheita ocorre no início de Agosto.
Dentre os campos de lavanda, os mais famosos são: Luberon, em Sault, próximo ao Monte Ventoux; e Valensole, localizado entre as cidades de Puimoisson e Monasque.
Gostaram do passeio? Com certeza é um dos cartões postais mais bonitos que já vi na minha vida. Os campos de lavanda e girassol, são um espetáculo a parte. A cor, o aroma, a textura das flores retorcidas é a cara do recanto da França. O berço das essências, cheiros e aromas.
Fonte: She Loves Glam
Comentários
Postar um comentário